Estou mais uma vez aqui para refletir sobre a prática do tutor na ocasião do feedback, quais desafios, quais cuidados, quais possibilidades?
No texto: "Os desafios de uma interação de qualidade na Educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo, de Daniel Mill, Denise Abreu e Lima, Valéria Sperduti Lima e Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi, publicado no Cadernos da Pedagogia Ano 02 Volume 02, número 04, agosto/dezembro 2008, os autores afirmam que a comunicação entre cursistas e tutor é a chave no ensino a distância.
Segundo os autores, para Palloff e Prat , o conhecimento é gerado mais pelo fator comunicação do que pelo conteúdo. Sendo a comunicação uma via de mão dupla, se pressupõe um emissor (aquele que emite a mensagem ao receptor (aquele que recebe a mensagem), através de um meio/canal (por exemplo: telefone, e-mail, etc). O receptor interpretará a mensagem e a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.
Vejam:
É importante frisar que
agora a escrita voltou a ter papel importantíssimo, pois como não há mais a
interação tête-a-tête (face a face), é por intermédio da escrita que a
comunicação é realizada, então, o leitor passa a ser também autor e o processo
da escrita passa a exigir mais cuidado e atenção, fora o conhecimento acadêmico
da disciplina estudada.
Alguns cursistas da Universidade Aberta do Brasil-UAB disponibilizaram um vídeo relatando de algumas situações de dificuldade enfrentadas na comunicação cursista-tutor. O vídeo está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ty7qW_udR-Q&feature=player_embedded.
Algumas reclamações citadas são:
• Demora na resposta dos e-mails,
• Padronização dos e-mails de respostas ou do retorno das
atividades-feedbacks,
• Texto de e-mail confuso, ou seja, o cursista não consegue se
expressar como gostaria,
• Falta de compreensão em relação ao que o aluno questiona.
Na Educação
a Distância, portanto, o cursista precisa sentir-se acolhido como parte
integrante e importante do processo, para isso, o tutor deve sempre estar
presente, entender as indagações e angústias dos cursistas, suas dificuldades e
interesses, e para isso, o cursista deve ser respondido prontamente, no máximo
em 24 horas e as mensagens devem ser objetivas e personalizadas, de igual
forma, seus feedbacks.
Além
disso, os feedbacks devem levar o discente a refletir sobre sua atividade,e
devem ser enviadas num prazo próximo. Segundo os autores supracitados, é
crucial o tempo entre a entrega da atividade e seu respectivo feedback, pois
não há muito sentido em receber o feedback quando já concluiu-se uma próxima
atividade, por exemplo.
Assim, o
processo de comunicação deve ser utilizado tanto por tutores quanto por
cursistas, que devem se expressar da forma mais clara possível e utilizar as
ferramentas necessárias para uma interação válida. Há muitas disponíveis, como
os fóruns, mensageiro, hangout (recurso do google). skipe, entre outros.
Uma boa comunicação a todos, e até a
próxima!
Nilma
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